História da Urbanização de Salvador

Publicado em 14/08/2005

Apenas a estrutura ficou de pé. Parecia que o imponente prédio, construído em 1861 para abrigar a terceira alfândega de Salvador, nunca mais serviria de cenário para tantas histórias da Bahia. Mas esse foi, na verdade, o segundo incêndio da história dos comerciantes do Mercado Modelo: treze anos antes, em 1969, o prédio original do mercado, que funcionava ao lado da Rua Chile, foi destruído, sendo esta a causa da mudança para a Praça Cayru, em 1971.

Depois da reforma, o Mercado Modelo voltou a funcionar ainda mais imponente. Nas instalações que apresentam uma planta quadrada com uma construção circular ao fundo - antes servia para atracamento dos navios de mercadorias -, estão espalhados 262 boxes, em dois andares. Em conjunto com as barraquinhas que ficam no pátio externo, formam o maior centro de artesanato de Salvador. Existem ainda dois restaurantes, o Camafeu de Oxóssi e Maria de São Pedro, que curiosamente ocupam o mesmo espaço no andar superior. Já no térreo, estão bares mais simples, com bebidas típicas e tira-gosto. No mercado podem ser encontrados os mais variados tipos de artesanato baiano, desde peças de cerâmica, madeira, renda, palha, até jóias com pedras semi-preciosas, prata, couro. E, claro, figas, patuás, balangandãs típicos da Bahia.

O prédio, de propriedade da Prefeitura de Salvador, reproduz formas neo-clássicas consagradas da segunda metade do século XIX e é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. É cercado pela praça Cairu, Elevador Lacerda, armazéns das Docas, edifícios comerciais e um pequeno ancoradouro, conhecido como Rampa do Mercado Modelo, onde ainda aportam saveiros.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.