Getúlio Vargas

Publicado em 22/04/2003

Visão Econômica:

O governo manteve um grande controle sobre a indústria. Para tanto recorreu a três mecanismos. O mais importante foi isolar a economia brasileira de fluxos internacionais de capital, o que conseguiu com o controle das importações e desestímulo a investimentos estrangeiros.

O controle das importações foi possível graças ao controle do câmbio e das autorizações para importar. Durante todo esse período, as importações mantiveram-se no mesmo patamar.
O desestímulo aos investimentos estrangeiros fortaleceu-se com implantação do Estado Novo. Em quase todo período houve retirada de capitais. Na redemocratização, a tendência continuou. O êxito dessa política tornou praticamente insignificante o valor dos investimentos no país. Somente no perído Kubitschek haveria maior abertura, encerrada no governo seguinte.

O segundo mecanismo derivado do isolamento do país, era o controle estatal do mercado de capitais. Fechadas as portas aos investimentos externos, os investimentos industriais depender apenas dos recursos internos. Como o sistema bancário era dominado por um banco estatal, o Banco do Brasil, a única instituição capaz de financiar os projetos industriais era o banco oficial.

O terceiro e fundamental mecanismo era o poder que o governo tinha de garantir o mercado para os industriais que o apoiassem. Com o fechamento da economia, não havia concorrência externa. Ao financiar um projeto industrial o governo garantia mais que dinheiro ao beneficiado. Garantia a posse de um mercado, que só os escolhidos poderiam atender. Isso permitia uma política de preços com elevadas margens de lucro.

Dava certo. Entre 1940 e 60, o número de indústria no país…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.