Folclore Brasileiro

Publicado em 22/04/2003

Contos de fadas e infantis, 1812-1814, chamaram a atenção para o valor da literatura oral e seu amplo significado na psicologia dos povos.

No séc. XIX as projeções do folclore começaram a interessar o mundo cientifico de todos os países depois que o romantismo realçou sua importância.

No Brasil, os estudos de folclore começaram como interesse literário tendo como Silvio Romero, Celso Magalhães, Couto de Magalhães, José de Alencar, iniciaram os nossos estudos da cultura popular. Sendo Silvio Romero o pai do folclore Brasileiro.

Vários são os trabalhos coletâneas, ensaios e estudos no Brasil relativos ao folclore, tendo aproveitamento na literatura e nas artes.

Entre outros nomes importantes do folclore, há os de: Nina Rodrigues 1862-196 que abriu caminho dos estudos de folclore negro, Melo Morais Filho 1844-1919, Amadeu Amaral 1875-1929, Mario de Andrade 1893-1945 que à frente do Departamento de Cultura de SP, iniciou a pesquisa científica do folclore Brasileiro e música folclórica, Cecília Meireles 1901-1964, e outros que continuam esse trabalho cultural.

Existem diversos museus de folclore no Brasil, também coleções particulares e bibliotecas especializadas, e centros de estudos. Os mais importantes são: Museu de Folclore em SP, museu Edison Carneiro, no rio de janeiro, no Rio de Janeiro; museu Câmara cascudo Rio Grande do Norte. O ministério da cultura mantém um órgão, a campanha de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.