Fernando Pessoa e seus Heterônimos

Publicado em 22/04/2003

Almada-Negreiros (1893-1970), dono de um talento múltiplo, dividiu-se entre a poesia, a pintura, o desenho, o romance, o teatro. Rebelde, impulsivo, notabilizou-se pelos manifestos, através dos quais se insurgiu contra o academicismo, contra o passadismo. Em literatura, escreveu uma poesia com evidentes toques surrealistas. Valorizando o caráter primitivo do homem, o irracionalismo, acabou por produzir uma obra desigual, mas que marcou profundamente sua geração.

2.2 - Apresentação humana de Fernando Pessoa

Desde a adolescência que Fernando Pessoa dialogou, entre o orgulho e agonia, com a sua convicção de ter sido marcado pelo gênio e quis, com determinação consciente, realizar uma obra de superior destino, que antepôs a qualquer satisfação possível. Sob uma aparência social de tíbio de vontade, flutuação de comportamento e dúvida provocada por uma obsessiva e dialética discussão de tudo, uma mansa, obstinada, inquebrável teimosia de sonhador. Isso lhe sustentou a escolha de uma existência à margem de sua natural classe e oposta a sua família, à qual, aliás, sempre permaneceu vinculado por um formalismo comedido e aristocrático que não cumpria extremamente, mas que lhe era intimamente conforme. Dentro desse exílio, que foi a sua vontade e a sua diferença, inclinou-se a servo e pretexto de sua oculta força, a de ser poeta, e quotidianamente a cumpriu com a exemplaridade estóica do dever e o silêncio respeitoso de um rito. Nele tal atitude foi, sem renúncia, alheia a deleite ou sacrifício, instrumento fiel e lúcido que se tornou de uma vocação sentida grave e fatal.

Homem que se contentou com uma…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.