Ex-colônias Portuguesas

Publicado em 01/07/2003

25 de Abril de 1974: militares do exército português ocuparam as ruas, embalados pelas canções-senha: "E depois do Adeus" e "Grândola, Vila Morena". Muitos usavam cravos vermelhos nas fardas ou nos fuzis. Começava a Revolução dos Cravos, que punha fim à longa ditadura salazarista – o "Estado Novo".

Portugal vivia sob um regime autoritário, estava isolado e economicamente atrasado. Teimava em manter o outrora glorioso império, explorando as colônias africanas – então chamadas de províncias ultramarinas – que organizavam lutas de libertação.

Desde os anos 60, o exército português travava guerras contra as incipientes guerrilhas separatistas na África. Se, de um lado, isso prolongou a ditadura, alimentando o nacionalismo, por outro, desgastou e frustrou o braço armado do regime, levando-o à contestação.

Internamente, cresciam as dissidências e movimentos por liberdades. Nesse contexto, um decreto do governo descontentou os militares de carreira, que formaram o Movimento das Forças Armadas. Três princípios orientavam seu programa: democratizar, desenvolver e descolonizar.

A ação militar em 25 de abril levou à queda de Marcello Caetano, que substituíra Salazar em 68. No vazio de poder, socialistas e comunistas ganharam espaço. Os primeiros, com propostas mais moderadas; os segundos, com ideais de revolução social.

Organizaram-se governos provisórios, restabelecendo as instituições democráticas. Nas eleições de 75, socialistas despontaram como a principal força, seguidos de liberais e conservadores. A nova Constituição assegurou as liberdades individuais e os…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.