Cultura do Feijão

Publicado em 22/04/2003

Cultura do Feijão

I - Introdução

Dentro do grupo das leguminosas comestíveis o feijão é uma das mais importantes devido a sua ampla distribuição nos 5 continentes e por ser complemento indispensável na alimentação, principalmente na América latina. O feijão teve no Novo Mundo o centro de origem e levado ao Velho Mundo após o descobrimento da América. O feijoeiro teria sofrido domesticações independentes ao longo da área de ocorrência do feijão selvagem, ou pelo menos em dois pontos de diversificação primária, Peru e México.

O cultivo do feijão é considerado como um dos mais antigos. Descobertas arqueológicas de seu possível centro de origem indicam que era conhecido há pelo menos 5.000 a.c..

Devido ao interesse por esta leguminosa, as seleções realizadas originaram um grande número de formas diferentes e consequentemente diversas denominações comuns no mundo. Assim o feijão é conhecido como: Poroto, Frixol, Caraota, Feijão, etc.

A domesticação do feijoeiro na América do Sul visou selecionar plantas com: 1) insensibilidade ao fotoperíodo; 2) porte baixo, arbustivo ou ereto; 3) ciclo curto , 90 a 100 dias; 4) perda de dormência; 5) perda de deiscência da vagem; 6) resposta à adubação nitrogenada (NO3); 7) resistência a doenças; 8) tamanho dos órgãos reprodutores.

A planta de feijão é anual, herbácea, intensamente cultivada desde os trópicos até a zona temperada. Porém, é uma espécie termófita, ou seja, não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.