Adoniran Barbosa

Publicado em 22/04/2003

O enredo Adoniran Barbosa começou a ser contado no mesmo ano em que o cometa Halley assustou o mundo, com promessas de destruição e catástrofe. Estávamos no dia 6 de agosto de 1910, em Valinhos, cidade do interior de São Paulo, quando nasceu João Rubinato, filho dos imigrantes italianos Fernando e Ema. Em Valinhos ele passou seus primeiros anos e é também, da conhecida "terra do figo" que tem suas mais antigas lembranças: um terninho de gorgurão azul que usava para ir à missa.

Preocupado com o futuro dos filhos, que precisavam estudar, o casal decidiu se mudar para Jundiaí, cidadezinha vizinha mais desenvolvida. E entre as brincadeiras de crianças os deveres escolares, o pequeno João ia crescendo, travesso e nem sempre obediente. "Eu era moleque vagabundo, fiz até o terceiro ano e fui expulso. Também costumava apanhar da minha mãe com vara de marmelo porque não ia à escola". Gostava de cabular as aulas para brincar no rio. Sua mãe descobria e o arrastava de volta para casa embaixo de tapas e puxões de orelha.

Em 1924, Fernando Rubinato sentiu que Jundiaí era pequena demais para suas necessidades. Só poderia criar os filhos em boas condições se estivesse em uma cidade maior, com mais opções de emprego e melhores salários. Novo destino Santo André, localizada nas redondezas de São Paulo. Mas a época não era das melhores. As ruas fervilhavam com um clima de rebelião. Em todo o País, tropas de tenentes se rebelavam contra o governo e, em São Paulo, não era diferente.

Na capital paulista, as tropas do General Isidoro Lopes ocupavam a cidade e o contra ataque governamental não demoraria muito mais. Um dos irmãos de Adoniran resolveu participar da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.