Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Outras > Colegial

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Cocaína

Trabalho enviado por: Stevan Honorato Ferreira e Silva

Data: 17/06/2003

Cocaína


A Coca

Notícia histórica  

Na região andina, desde os tempos mais antigos, envolto em lendas, floresce o arbusto Khoka, a planta divina dos incas, utilizada nas cerimônias religiosas e nos sacrifícios ao Deus Sol.

Os nativos perceberam que o mascar das folhas de coca, misturadas com alguns vegetais, estimulava e mitigava a fome, dando disposição para as longas caminhadas. Perceberam também que o sumo das folhas produzia certa insensibilidade à dor, quando aplicado em algumas partes do corpo.

Em 1862, W. Lossen determinou a fórmula bruta da cocaína ( C17 H21 NO4 ) e, em 1884, sigmund Freud e Karl Köller fizeram diversas experiências e comprovaram a ação anestésica da cocaína. Nesse anos, Köller introduziu a cocaína na prática médica, em oftalmologia.

A partir de então, a droga passou a ser difundida na Europa e nos Estados unidos e a ser empregada legalmente na preparação de remédios e na fabricação de cigarros, doces, gomas de mascar e bebidas estimulantes, como a Coca-Cola.

Esse refrigerante foi fabricado em 1885 por John S. Pemberton, em Atlanta, Ga., e lançado em 1890 como um remédio supremo, "a pausa que refresca".

Em 1903 a coca foi retirada da fórmula da Coca-Cola, mas o nome desta bebida continuou o mesmo.

Em 1906 o governo norte-americano proibiu a utilização da coca na fabricação de alimentos e bebidas e restringiu o seu uso médico, limitando-o apenas como analgésico tópico. E em 1914 classificou a cocaína como droga extremamente perigosa e a proibiu. Na mesma ocasião, na Europa e no Brasil foram tomadas medidas idênticas.

Mas a coca continua sendo cultivada pelos camponeses nos altiplanos andinos (Peru, Bolívia, Argentina e Chile) e também por alguns índios brasileiros na região amazônica. Os laboratórios clandestinos preparam a pasta de coca, o sulfato e o cloridrato de cocaína e a droga e contrabandeada por quadrilhas internacionais.

Cultura

Na região andina, a planta da coca desenvolve-se nas vertentes dos vales, entre 500m a 2000m acima do nível do mar, numa temperatura de 15°C a 20°C, na zona. Isto mostra que a coca é uma planta de fácil adaptação. 

O Arbusto

A planta de coca é germinada e desenvolvida em sementeiras e depois de alguns meses é transferida para a plantação direta, onde se desenvolve rapidamente. Após 18 a 20 meses o arbusto começa a produzir e as folhas são colhidas três, quatro e até cinco vezes por ano.

A planta tem de 1,50m a 2m de altura, podendo atingir até 5,40m; as folhas são lisas e de forma oval ou elíptica, com 2cm a 4cm de comprimento, são pequenas amareladas ou brancas e os frutos são roxos ou vermelhos em bragas.

Extração da Cocaína

Os laboratórios clandestinos empregam técnicas rudimentares: num buraco aberto no solo são colocados cerca de 150kg de folhas secas de coca; essas folhas são maceradas em querosene e depois...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town