A CIÊNCIA, A CONSCIÊNCIA E A PROVIDÊNCIA NA SAÚDE PÚBLICA

Publicado em 29/11/2016

O Rio de Janeiro tinha a estrutura de cidade colonial que possuía quase um milhão de habitantes carentes de transporte, abastecimento e escoamento de água, programas de saúde e segurança. No centro do Rio eclodiam habitações coletivas insalubres (cortiços) e as epidemias, conferindo à cidade fama internacional de porto sujo ou cidade da morte. O porto brasileiro passou a ser evitado pelos navios, devido as cidades serem completamente insalubres, e as portuárias ainda mais, porque a maré trazia de volta o esgoto e os dejetos. O cenário ideal para as doenças era: ruas fétidas, cortiços abarrotados de gente vivendo sem infraestrutura sanitária e muito lixo.

“Viaje direto para a Argentina sem passar pelas perigosas epidemias do Brasil". Com esse apelo uma companhia de viagens européia fazia propaganda para atrair clientes no início do Século XX. Não era para menos. De 1897 a 1906, mais de 4 mil imigrantes morreram em solo brasileiro. Já se sabia até a época das doenças. A febre amarela grassava nos dias quentes e úmidos, enquanto a peste bubônica tinha seu ápice no frio.

De 1902 a 1906, foi ocasião em que Pereira Passos assumiu a Prefeitura do Rio de Janeiro e teve como objetivos o melhoramento, embelezamento e higienização da cidade. Tratava-se ao mesmo tempo da adequação do espaço urbano à novas necessidades. A abertura de novas vias como a Avenida Central (atual Av. Rio Branco) e a Avenida Beira-Mar, juntamente com o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.