ANEE Alunos com Necessidades Educacionais Especiais

Publicado em 23/11/2017

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO HUMANO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR – UAB/UNB

BRASÍLIA/2011

Universidade de Brasília – UnB
Instituto de Psicologia – IP
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento – PED
Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde PGPDS

MARIA LUÍSA RODRIGUES

AS RELAÇÕES SOCIAIS DO ANEE DA EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA


RESUMO


A inclusão escolar constitui uma proposta que representa valores simbólicos importantes, condizentes com a igualdade de direitos e de oportunidades educacionais para todos, mas encontra ainda sérias resistências.

Estas se manifestam, principalmente, contra a ideia de que todos devem ter acesso garantido à escola comum.

A dignidade, os direitos individuais e coletivos garantidos pela Constituição Federal impõem às autoridades e à sociedade brasileira a obrigatoriedade de efetivar essa política, como um direito público subjetivo, para o qual os recursos humanos e materiais devem ser canalizados, atingindo, necessariamente, toda a educação básica.

O tema desta pesquisa preocupou-se com as relações sociais do ANEE (Alunos com Necessidades Educacionais Especiais) da Educação Infantil numa perspectiva inclusiva, foi realizado com o objetivo de comprovar a importância das relações sociais e das interações com o outro, como fatores importantes para o desenvolvimento de ANEE e o favorecimento dessas relações para o desempenho da inclusão educacional.

A coleta dos dados foi realizada por meio da observação dos fatos nos diversos ambientes da escola com os alunos e com os profissionais da educação (professora, monitora, professora da sala de recursos, agente de portaria, auxiliar de serviços gerais) que mantinham contato mais direto com os alunos,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.