Adoção por Homo afetivos

Publicado em 08/09/2017

Antônio Chaves explica o capitulo XI do Código de Hamurabi assim:

Enquanto o pai adotivo não criou o adotado, este pode retornar à casa paterna; mas uma vez educado, tendo o adotante gastado dinheiro e zelo, o filho adotivo não pode sem mais deixá-lo e voltar tranqüilamente à casa do pai de sangue. Estaria lesando aquele princípio de justiça elementar que estabelece que as prestações recíprocas entre os contratantes devam ser iguais, correspondentes, princípio que constitui um dos fulcros do direito babilonense e assírio.

Note-se a expressão “contratante” utilizada por Antônio Chaves, a qual demonstra o caráter contratual que possuía, à época, a adoção.

Outro importante fato que se conclui, ao analisar o modo pelo qual a adoção é tratada pelo código em questão, é o de que, uma vez adotado de modo irrevogável, tinha o filho adotivo os mesmos direitos hereditários do filho natural. Observa-se aí, mais uma vez, o forte senso de justiça que possuía o Código de Hamurabi.

Da mesma forma que a sociedade babilônica, a hindu também previa, em sua legislação, o instituto da adoção.

Segundo as Leis de Manú, IX, 10, “aquele a quem a natureza não deu filhos, pode adotar um para que as cerimônias fúnebres não cessem”.

Conforme afirma Valdir Sznick, através da…

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