Quaresma

Publicado em 22/04/2003

Quando se fala em Semana Santa a primeira coisa que vem à cabeça são os ovos de chocolates e o famoso coelhinho da Páscoa. A Sexta-feira Santa cheira bacalhoada e outras delícias servidas no almejado almoço do feriadão. A fartura à mesa, a cervejinha antes da refeição e as festas na madrugada tão comuns hoje em dia, quem diria, eram inteiramente abominadas há alguns anos.

Na Sexta-feira Santa ninguém podia pentear o cabelo, varrer a casa, escutar música, ver televisão e até tomar banho, pelo menos até o meio-dia. O dia era de penitência total. Nada de beijos, risadas estridentes ou correria dentro de casa. Falar só se fosse em voz baixa, evitando qualquer comentário maldoso sobre a vida dos vizinhos.

Excessos estavam fora do vocabulário das famílias. Em respeito à morte de Jesus Cristo, a palavra de ordem era de resignação.

Dona Maria Michelina Fonseca Abrunhoza, 57 anos, avó da nossa colega de sala Fernanda nos contou que na Sexta-feira Santa "Não podia nem sair na porta de casa". Tudo era proibido e pecaminoso. Quem dançasse, por exemplo, criava uma longa calda. Gritos, causariam dor de cabeça em Jesus, palavrões era certeza de boca torta no outro dia.

Os católicos já foram mais rigorosos, hoje os tempos mudaram, e as coisas são bem diferentes, o feriado é só mais uma oportunidade para as pessoas viajarem e curtir cada um a sua maneira, antes tudo fazia mal ou era pecado, agora as pessoas vêem esta tão importante data como um dia normal.


Encomendação das Almas

Até meados do século XIX nas sextas-feiras da Quaresma ou durante novembro…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.