Parque Moscoso

Publicado em 27/02/2005

Parque Moscoso


Até fins do século XIX, a vida da população de Vitória não era a das mais saudáveis. A cidade não possuía a menor infra-estrutura sanitária e eram freqüentes as epidemias ocasionadas pela falta de higiene pública, o desenvolvimento ocorria na parte alta da cidade, onde se localizavam as igrejas, conventos e as residências. O comércio prosperou na parte baixa mais próxima ao porto, onde foram necessários freqüentes aterros.

A área conhecida como Campinho (Atual Parque Moscoso), era localizado na parte baixa na época, era um dos limites da cidade de Vitória, sofreu inúmeros aterros, e foi dividido em lotes no governo de Jerônimo Monteiro (1908 a 1912), ocorrendo a desapropiação da área para a construção de um parque, que seria uma homenagem a Henrique Moscoso.

Contratado para fazer e executar o projeto do parque, o Srº Paulo Motta Teixeira, deu ínicio as obras em 1910. Projetado empiricamente à moda do século XIX,.

Era um enorme jardim que foi ganhando toques paisagísticos, o engenheiro responsável tratou de incorporar à proposta, traços do estilo eclético e art nouveau (em moda na época), instalou fontes, repuxos, ruínas de templos gregos latinos, lagoas com ilhotas artficiais e caminhos sinuosos, bem ao gosto dos franceses.¹

O projeto incluía fontes, coreto, orquidário, o projeto inicial possuía duas alamedas principais que o sub dividiam em quatro partes bem definidas, também havia um lago formando com sapos e pontes em concretos cujos parapeitos imitam troncos de árvores. O parque tornou-se cartão de visita da cidade, local…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.