O Trabalho Escravo no Brasil e seu Legado

Publicado em 04/06/2007


O TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL E SEU LEGADO


Toda sociedade colonial e sua produção econômica estavam voltadas para a satisfação do mercado externo, dos países europeus, que nos séculos XV e XVI se lançaram a conquistar e dinamizar suas economias. Com a colonização do Brasil, a forma da exploração da terra implantada foi baseada em três elementos principais na agricultura colonial: A grande propriedade, a monocultura e o trabalho escravo.

A base social da colônia caracterizada pelo tipo de unidade familiar, era própria de um modelo de organização econômica surgida em torno da grande propriedade agrícola. A unidade produtiva congregava os familiares do proprietário. Em torno dele e sob sua influência gravitavam os escravos, os agregados e também vizinhos menos afortunados. A família extensiva ou o clã patriarcal era fruto do regime econômico do latifúndio agro exportador. O latifúndio monocultor no Brasil exigia uma mão-de-obra permanente. Era inviável a utilização de portugueses assalariados, já que a intenção não era vir pra trabalhar e sim para enriquecer no Brasil.

O sistema capitalista nascente não tinha como pagar salários para milhares de trabalhadores. Sendo utilizados como escravos, índios e negros nos períodos colonial e imperial. Na sociedade escravista existia um corte separando pessoas de não-pessoas, pois o escravo era considerado juridicamente como coisa.

A condição de escravo estava relacionada à etnia e à cor. Os escravos eram negros e mestiços, mas também os índios foram…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.