Economia Nordestina

Publicado em 10/09/2003

Economia Nordestina


"O atraso do Nordeste era e continua sendo econômico. A busca pela eqüidade regional tem estado um pouco fora da lógica da acumulação capitalista". Otamar de Carvalho


Durante muito tempo, as secas foram responsabilizadas pelo atraso do Nordeste. Por um período, as ações de governo estiveram a cargo de órgãos como o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). A percepção mudou no final dos anos 50, quando o ''problema do Nordeste'' foi pensado na perspectiva positiva do desenvolvimento, atribuindo-se menor peso à seca. Mesmo assim, a seca de 1958 esteve na base de criação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Dotada de funções extraordinárias, a Sudene deveria promover e coordenar o processo de desenvolvimento regional.

O peso da economia do Nordeste na economia nacional, no início do século XX, não seria superior a 10%. Em 1949, a participação da economia nordestina na economia do País era de 14,1%. De lá para cá, essa participação ficou entre 12% e 15%. Já a relação entre a população do Nordeste e a população brasileira decresceu, chegando a 28% em 2000. Os investimentos públicos têm ficado entre 10% e 15% dos investimentos totais. A região recebe investimentos federais inferiores a 1/3 de sua participação na população - quase o valor de sua contribuição para a renda nacional. No Sudeste, que participa com 42% a 44% da população brasileira, a União investe somas superiores…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.