Dossiê Geografia do Brasil

Publicado em 01/07/2008

O problema da superprodução inicia-se no final do século XIX (em 1882 a produção mundial já era maior que o consumo). O estoque de café brasileiro era de 29 milhões de sacas, e o consumo mundial era de 26 milhões de sacas anuais.

Com a quebra da Bolsa de Nova Iorque, a crise no Brasil foi total. O governo promoveu a queima do café estocado. Em 1937, Getúlio Vargas cria o IBC (Instituto Brasileiro do Café), que porá em prática medidas visando o controle da produção: a erradicação (eliminação) dos velhos cafezais, a proibição de novos plantios e a cotação a preços muita baixos, desestimulando o aumento da produção.

Com essas medidas, a produção caiu muito, possibilitando aos produtores da África e da América Latina se tornarem concorrentes do Brasil. A concorrência criada entre esse grande número de produtores desorganizou o comércio mundial de café. Por isso, foi necessária a criação de um órgão que controlasse a produção e consumo.

Em 1962 foi criada a OIC (organização Internacional do café), com sede em Londres, da qual participam produtores e consumidores de café. A OIC organizou o mercado mundial e dividiu-o em quotas, cabendo ao Brasil uma quota de 40% do consumo mundial.

Em 1986 o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.