Desenvolver os territórios fortalecendo o empreendedorismo de pequeno porte

Publicado em 02/02/2009

Mesmo que se opondo à orientação schumpeteriana a idéia de “empreendedorismo de pequeno porte” encontra respaldo em outras tradições teóricas. Para Jean-Baptiste Say (1776-1832) o empreendedor é aquele que compra por um preço certo e vende por um preço incerto. Para Richard Cantillon (1680-1734) o empreendedorismo consiste na combinação dos fatores produtivos no interior de um organismo (Swedberg, 2000:19). O importante, nestas definições — e isso será retomado, posteriormente por Friedrich von Hayek (1899-1992) — é que o empreendedorismo envolve não apenas risco, mas, sobretudo, conduz a um processo de descoberta das condições produtivas, das oportunidades de mercado por parte dos próprios atores sociais.

Ambientes sociais marcados por pobreza, dependência personalizada dos indivíduos com relação aos que vivem da exploração de seu trabalho e mercados pouco desenvolvidos não são propícios à inovação e, portanto, inibem o empreendedorismo. Ao mesmo tempo, nas organizações internacionais de desenvolvimento é cada vez mais recorrente a constatação de que o fortalecimento do empreendedorismo de pequeno porte é um elemento decisivo no revigoramento de regiões atrasadas e, de forma geral, na luta contra os efeitos destrutivos do desemprego em massa. Existem ao menos três razões para se falar de empreendedorismo de pequeno porte ao caracterizar as atividades dos agricultores familiares e dos trabalhadores urbanos por conta própria:

1. Uma parte significativa, embora minoritária, destas atividades tem um potencial de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.