Comportamento do Consumidor no Turismo

Publicado em 16/08/2006

O Comportamento do Consumidor no Turismo


Introdução

O estudo do comportamento do consumidor deu-se pela necessidade de entender como os consumidores tomam suas decisões, que fatores eles levam em consideração pra adquirir ou utilizar um produto turístico.

Com essa compreensão de comportamento, as empresas turísticas podem aperfeiçoar um atendimento ou produto, chegando então, nos resultados desejados.

A definição do comportamento do consumidor feito por Horner e Swarbrooke em seu livro "O comportamento do Consumidor no Turismo", diz que, "é um estudo das razões de compra dos produtos pelas pessoas, e sobre seu modo de tomar decisões".

Com isso iremos demonstrar como acontece o processo de decisão do consumidor, os fatores motivadores e determinantes pra essa decisão, alguns métodos de segmentação, mostraremos também os diferentes setores do turismo no mercado, e como agi o marqueting nesse estudo.


PROCESSO DA TOMADA DE DECISÃO

De acordo com Mário Beni, em seu livro "Análise Estrutural do Turismo", o processo de decisão de compra é a decisão de gastar para obter uma satisfação material ou imaterial. Na compra de um produto, o consumidor espera uma satisfação tangível ou intangível; na compra de um serviço turístico, a satisfação é mais difícil de medir; o turista está comprando uma ilusão, uma expectativa, adquire uma experiência desde que sai de sua casa até regressar a ela; por isso sua tomada de decisão é tomada com alguma cautela…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.