Barroco Brasileiro e Europeu

Publicado em 22/04/2003

A continuidade da tradição clássica na França seiscentista é talvez mais impressionante na escultura.

O único escultor a mostrar essa influência em sua obra foi Pierre Puget (1622-1694), no reinado de Luís XIV. Ele é uma daquelas exceções que comprovam a regra, pois era originário da Provença - província onde, mesmo em arquitetura, seguiam-se mais os modelos italianos que os parisienses.

Sob Luís XIV a ornamentação de Versalhes e de outros edifícios reais, as muitas encomendas para opulentos túmulos e a decoração dos novos prédios na cidade envolviam uma enorme quantidade de trabalho para os escultores. Charles le Brun assumiu o controle dessa atividade; sua inesgotável imaginação produziu inúmeros desenhos e plantas. O mais notável escultor de Versalhes foi François Girardon (1628-1715), responsável por muitas estátuas e grupos escultórios dos jardins. Na escultura que concebeu para Place Vendôme e concluiu em 1699, Girardon criou o protótipo do monumento eqüestre de um rei, cuja indumentária e atitude reviviam as das estátuas típicas dos imperadores romanos.

Houve um magnífico desenvolvimento da escultura em bronze no reinado de Luís XIV. Os jardins de Versalhes exigiram grande número de esculturas em metal.

Escultura Barroca na Inglaterra (séc. XVII)

A Inglaterra poucos e escultores no século XVII que teve de recorrer a artistas estrangeiros. A maioria deles chegou das Províncias Unidas, mas alguns vieram dos Países Baixos Meridionais. O melhor escultor de origem inglesa, Nicolas Stone, de Exeter (1583-1647), introduziu em seu país o estilo de Hendrick de Keyser, de Amsterdã, de quem era genro.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.