Barroco Brasileiro e Europeu

Publicado em 22/04/2003

Em fins do século XVII uma brilhante civilização germânica floresceu em Praga, na corte do imperador Rodolfo II. A arte alemã parecia prestes a desenvolver-se no sentido de uma transição direta do maneirismo para o barroco, mas esse movimento foi interrompido pelos desastres da Guerra dos Trinta Anos, a qual devastou todas as terras germânicas entre 1618 e 1648. Só em 1660-70 reatou-se a atividade artística com alguma intensidade, pois a Alemanha, ao sair dessa crise, teve praticamente de recomeçar da estaca zero.

A arquitetura permaneceu fiel aos princípios maneiristas flamengos. A paixão pela ornamentação aleirada segundo métodos puramente gráficos preocupou artistas como Wendel Dietterlin, de Estrasburgo, que tratou as ordens como temas poéticos e delas extraiu formas luxuriantes; tal estilo pode ser interpretado como uma renovação do espírito gótico, mas é um percursor do barroco.

A influência do novo estilo da arte italiana foi introduzida pelos jesuítas, que edificaram numerosas igrejas e colégios em terras germânicas.

A primeira fase do barroco (1660-1690), na Áustria e na Baviera, dependeu diretamente de artistas provenientes da Itália - na Áustria, dos Carnevale e Carlone; na Baviera, de Agostino Barelli e Enrico Zucalli, que construíram a bela Igreja dos Teatinos, em Munique (1663-1690).

O estilo original do barroco alemão iniciou sua ascensão nos domínios dos Habsburgos por volta de 1690.

Arquitetura Religiosa Barroca

Na arquitetura religiosa, os principais templos construídos foram as matrizes, seguidas das igrejas das ordens terceiras e irmandade. Inicialmente as irmandades do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.