Barroco Brasileiro e Europeu

Publicado em 22/04/2003

Foi no campo da arquitetura que a Inglaterra indiscutivelmente deu sua maior contribuição para o repertório mundial de formas criadas pelo que se chama de período barroco. A linha geral de desenvolvimento foi no sentido do classicismo, mas não de modo tão exclusivo quanto se costuma dizer, pois os arquitetos ingleses voltaram-se com freqüência para outras formas mais ricas que às eram decididamente barrocas. Inigo Jones (1573-1652) iniciara sua carreira com um tipo de trabalho que poderia facilmente tê-lo levado ao barroco: era cenógrafo de máscaras, tipo de espetáculo teatral que estava causando sensação na corte inglesa. Inigo Jones foi o verdadeiro fundador da moderna Escola Inglesa de Arquitetura; em 1615 tornou-se superintendente das obras reais e em 1618, membro permanente da Comissão de Edificações criada para recomendar projetos de desenvolvimento de Londres.

Sir Christopher Wren (1632-1723) em uma viagem a Paris teve decisiva influência sobre seu desenvolvimento. Ali conheceu Bernini e examinou com profundo interesse os palácios já existentes ou em construção. Regressou a Londres com tendência a um estilo ornado, o qual alterou o rumo estabelecido para a arquitetura inglesa por Inigo Jones e, levando-se em conta a latitude setentrional de Londres e o puritanismo inglês, pode ser chamado de barroco. As tendências barrocas de Wren acentuam-se ainda mais em St. Paul no projeto dos cadeirões do coro talhados por Grinling Gibbons e profusamente decorados.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.