Sociologia aplicada à administração pública

Publicado em 24/04/2019

1.5 As Pessoas Portadoras de Deficiência Como Crescimento Organizacional

O parâmetro mais utilizado para se poder quantificar com precisão a quantidade de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência em geral são as estimativas apresentadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Segundo dados do IBGE (2010) aproximadamente 24,5 milhões de pessoas, ou seja, 14,5% da população do Brasil apresentam algum tipo de deficiência ou mesmo incapacidade.

Ainda os dados apresentados pelo IBGE (2010) demonstram que o desemprego entre os portadores de deficiência é muito grande, pois, 51% se encontram desempregados. Verifica-se que o índice de pessoas não portadoras de deficiência e que se encontram desempregadas atualmente é de 59%.

Muitas vezes o próprio deficiente físico não se sente a vontade no mercado de trabalho, mesmo com os vários avanços conquistados nos últimos tempos. Segundo Clemente (2003, p. 33 apud Rodrigues, 2004):

(...) muitas vezes não sabemos como nos portar diante de uma pessoa portadora de deficiência e acabamos agindo de maneira inadequada. A falta de informação a respeito da deficiência nos leva a cometer alguns deslizes e pode nos colocar numa situação desconfortável. Desta forma, Clemente indica alguns caminhos, com a apresentação de sugestões para a convivência diária com as PPD (Pessoas Portadoras de Deficiência). Aceitar o fato de a deficiência existir é o primeiro passo para manter aberta a possibilidade de comunicação. As pessoas com deficiência têm o direito, podem e querem tomar suas próprias decisões e assumir a responsabilidade por suas escolhas.

Ter uma deficiência não faz com que uma pessoa seja melhor ou pior do que qualquer outra, elas buscam a oportunidade de participar da sociedade.

Clemente (2003, p. 33 apud Rodrigues, 2004) acaba descrevendo alguns pontos para uma convivência totalmente sem preconceitos para as pessoas deficientes:

- Que os…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.