Oriente Médio, Africa do Norte e o Islamismo

Publicado em 22/04/2003

TRADIÇÃO MORTAL

Pela quarta vez em 30 anos, os árabes enfrentam a hora da verdade, uma guinada histórica que desta vez lhes é imposta pelo mercado global. Sob muitos aspectos, esta quarta crise é a mais difícil. O primeiro momento da verdade foi a consequência da Guerra dos Seis Dias de 1967, e foi tratado com habilidade. A "Guerra Fria Árabe" entre as repúblicas e as monarquias foi liquidada; seis anos mais tarde foi deflagrado novo conflito, e um hábil "ibn balad" (filho da terra), Anwar al-Sadat, utilizou o veredito daquela guerra para desenredar seu país do cativeiro da política pan-árabe. O Egito chegou a um acordo com o mundo depois de 1973, e então em certa medida a paz predominou entre os árabes. O estridente panarabismo e seu desafio aos regimes governistas moderaram seu teor.
A segunda crise foi a Revolução Iraniana e sua guerra contra a ordem dominante. Os árabes esperavam que a revolução amainasse, trataram de gastar tempo, contrataram o gendarme de Bagdá que se apresentou e ofereceu seus serviços como aquele que colocaria em quarentena o levante teocrático. A estratégia funcionou. O entusiasmo da revolução arrefeceu: uma revolta que não podia oferecer felicidade a seu próprio povo, não poderia exportá-la para outros. Mas a estratégia tinha um preço. O gendarme se tornou afoito.

O terceiro desafio ocorreu quando Saddam Hussein tentou dominar o Golfo em 1990. Olhando retrospectivamente, esta crise acabou tornando-se uma guerra entre um déspota local e o salvador estrangeiro (a Pax Americana). A verdade que surgiu desta guerra, as lições que os árabes deveriam ter tirado dela - o esfacelamento da lenda do arabismo- logo se…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.