Brasil e Comércio Exterior

Publicado em 22/04/2003

Os capitais de risco têm entrado no Brasil sob a forma de:

  • investimentos diretos;
  • portfólios (aplicações em bolsas e fundos de investimentos).

As altas de juros internos e a elevada rentabilidade de nossas bolsas atraíram enormes investimentos em portfólios, o que obrigou até 1997 o Governo Brasileiro a aplicar medidas desestimuladoras. Com isso houve um crescimento dos ingressos de investimentos diretos, como podemos ver:

Entradas de investimentos diretos:

  • em 1994, cerca de 20%;
  • em 1995, cerca de 63%.
4.4. Barreiras ao Capital Estrangeiro

Os Capitais Estrangeiros, no Brasil, têm encontrado barreiras políticas, burocráticas, econômicas e, em passado recente, até constitucionais. Isso porque temos vivido crises cambiais e as correntes nacionalistas alegavam que as remessas de. lucros representavam uma sangria cambial.

Analisando nosso passado, encontramos os seguintes fatos que constituíram verdadeiras barreiras ao Capital Estrangeiro:

  • em 27-2-46, pelo Decreto n2 9.025, o Governo Brasileiro limitava a remessa de lucros em 8%. Isso afugentou o investidor estrangeiro, que procurou outros países para seus capitais;
  • em janeiro de 1953, pela Lei n2 1.807, foi eliminada a limitação de remessa de lucros em 8%. Como conseqüência, de 1954 a 1961, recebemos seis vezes mais Capitais Estrangeiros que no período anterior;
  • em 1959,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.