A Influência dos Estados Unidos no Brasil

Publicado em 22/04/2003

Foi depois da 2ª Guerra que o Brasil passou a sofrer a invasão dos quadrinhos norte-americanos, e já na década de 50 revistas mensais com histórias completas se tornaram habituais.

Lançado entre nós em 1950, o Pato Donald inaugurava as atividades da Editora Abril, cujo proprietário, Victor Civita, um nova-iorquino, filho de imigrantes italianos, se apoiara em um empréstimo de 1,5 milhão de dollars, recorrendo no início da empresa constantemente à ajuda bancária norte-americana. Hoje a Abril representa o maior império editorial brasileiro.

Desde então, os quadrinhos norte-americanos têm dominado nosso mercado, favorecidos pela não-regulamentação para a sua entrada no Brasil, pela eficiência dos sindicatos internacionais de distribuição e porque saem mais baratos do que o produto nacional, uma vez que seus custos de produção já foram cobertos há muito tempo pelo próprio consumo interno do país de origem. O presidente Goulart tentou, ainda que "suave e lentamente", garantir mais espaços para o quadrinho brasileiro nas edições de revistas e jornais do país. Por decreto, eles deveriam corresponder no mínimo a 30% do conjunto editado a partir de l.° de janeiro de 1964, aumentando a porcentagem para 40% em 1965 e para 60% um ano depois.

Com o golpe militar de 1964 a lei "não pegou". Roteirizadas e desenhadas aqui no Brasil, algumas historinhas de Disney até serviram a certos interesses mais imediatos do regime. Na época de Médici, por exemplo, Zé Carioca se mudaria, "feliz da vida", de uma favela para uma casa adquirida do BNH!

Em 1974 o deputado Jorge Paulo (PDS-SP) apresentou um projeto pelo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.