O Batuque – Aspectos Históricos

Publicado em 16/03/2007

Os tumbeiros eram perseguidos até as costas do nosso país, gerando descontentamento entre as autoridades nacionais, que não viam com bons olhos a presença de ingleses nas nossas praias. No entanto, acalmou-se o tráfico de africanos que se destinavam ao trabalho da lavoura, como servos dos “Senhores de Engenho”. Como muito bem sabemos a tentativa do trabalho indígena em nossas terras, às mãos dos colonos portugueses, não surtiu o efeito esperado. Não foi possível empregar o trabalho dos índios na colonização, dado ao seu temperamento livre e arredio. Os silvícolas fugiam pelas matas e não aceitavam, em hipótese alguma, o trabalho escravocrata.

Segundo nos relata Luís Viana Filho, em seu livro “Rumos e Cifras do Tráfico Baiano”, a divisão do tráfico de escravos africanos obedeceu a 4 épocas distintas, sendo que a 3ª. Denominava-se “Ciclo de Angola, no Século XVII”. Estes elementos foram, assim, distribuídos nas terras de Pernambuco e da Bahia. Só da metade do século XVII para o século XVIII, é que o tráfico se intensificou também para o Rio de Janeiro. As estatísticas sobre este tráfico, revelados por Afonso de E. Taunay, nos dá uma nota interessante. O desembarque de africanos no Brasil, no século XVII, foi de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.