Le Corbusier, Niemeyer, Lúcio Costa e a Arquitetura

Publicado em 11/07/2005

Com a descoberta do ouro, no século XVIII, Minas Gerais torna-se o principal centro econômico do país. Nesta época, o barroco brasileiro atinge seu apogeu com o barroco mineiro. As obras de Antônio Francisco Lisboa (1738?-1814), o Aleijadinho, são as maiores representantes do estilo. As construções ostentam a riqueza colonial, com a utilização de ouro na decoração interior. Um exemplo é a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG). Com a chegada da Missão Francesa ao Rio de Janeiro, em 1816, o neoclassicismo torna-se o estilo oficial do Império. Integrante da missão, o arquiteto Grandjean de Montigny (1776-1850) projeta várias obras para a cidade e institui o ensino oficial da arquitetura. As construções atingem caráter monumental e grandioso, predominando colunas, paredes lisas e o gosto pelas formas clássicas. Um dos grandes nomes do período é Ramos de Azevedo (1851-1928), que constrói o Teatro Municipal de São Paulo (1903-1911).

No século XX, as construções misturam vários estilos. O art nouveau, influenciado pela arquitetura francesa, está presente em algumas obras que utilizam linhas curvilíneas e temas da natureza. Dois exemplos são o prédio da Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, e a Vila Penteado (1902), em São Paulo. No Rio de Janeiro, entre 1903 e 1906, o prefeito Pereira Passos remodela a paisagem urbana da cidade com a construção de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.