Impressionismo na Música

Publicado em 26/09/2006

IMPRESSIONISMO NA MÚSICA


O termo "impressionismo" surgiu num comentário jornalístico sobre a primeira exposição de um grupo de jovens pintores realizada em Paris em 1874. O título de um quadro de Monet, "Impressão, sol nascente", que mostrava reflexos solares sobre a água, sugeriu ao crítico Louis Leroy essa denominação para o grupo, em tom de zombaria.

O impressionismo foi uma tendência estética da pintura francesa, que se estendeu depois a outras formas de expressão artística e a outros países, caracterizada pela observação e reprodução da natureza, em oposição à pintura realizada no interior dos ateliês. Por seu caráter antiacadêmico e inconformista, é tido como o movimento que iniciou o ciclo da arte moderna.

Na realidade, o impressionismo não era um movimento organizado, nem apresentava delineamento teórico particular. Constituía-se de um grupo de pintores que tinham em comum o desejo de reproduzir os aspectos instantâneos e mutantes da realidade em termos de pura luz, e a rejeição da perspectiva acadêmica. Entre seus antecedentes diretos cabe citar paisagistas como os franceses Camille Corot e Eugène Boudin, o holandês Johan Barthold Jongkind e o britânico William Turner, assim como o mestre do realismo, o francês Gustave Courbet, que aconselhava aos jovens impressionistas: "pintai o que vedes". O impressionismo nasceu também como reação à sólida estrutura de composição da pintura realista, ainda que muitos de seus membros estivessem submetidos a sua influência.

As idéias básicas do impressionismo são adotadas pela música por volta de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.