Hermenêutica, Estética da Recepção e a Interpretação de Filmes

Publicado em 11/07/2005

Com O Fio de Dédalo (Rio: Record, 1998), Ivan Junqueira encerra deliberadamente sua obra crítica: "sinto esgotar em mim esse veio da atividade intelectual [] percebo, de maneira irremediável, que concluirei minha trajetória literária como a iniciei naquele já distante ano de 1964, como poeta." Tomemo-lo ao pé da letra, embora a sabedoria das nações ensine que nunca se deve dizer nunca. Ele mesmo se define, com justeza, como "um poeta de poetas e um crítico de poesia", forma que encontrou, "concomitante à da prática contumaz da tradução de poetas, de tentar compreender a poesia alheia e o significado maior da própria poesia enquanto manifestação suprema do espírito humano e supremo risco em que consiste a atividade criadora."

Estamos longe, como se vê, dos "poetas" de ambos os sexos que procuram nos interessar nos seus orgasmos como se os tivessem inventado: literatura, sendo a resposta para o mistério da condição humana, a poesia só será literária se nos propuser as respostas possíveis nas perspectivas da eternidade (para lembrar o verso famoso de Mallarmé). Ninguém é poeta por escrever poemas esparsos, mas por escrevê-los com organicidade, no interior de um sistema intelectual, conforme a pedra de toque fornecida por T. S. Eliot (santo da especial devoção de Ivan Junqueira): "poeta maior é aquele cuja obra inteira tem uma unidade maior do que a soma de suas partes."

Isso explica que, em cada século e em cada nação, apenas três ou quatro poetas acabem por se incorporar à história literária (que é, ela própria, um corpus característico), e que, de cada um deles, o que de fato permanece, nas palavras de Gottfried Benn, citado por Ivan Junqueira,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.