Hermenêutica, Estética da Recepção e a Interpretação de Filmes

Publicado em 11/07/2005

Me parece que muitas pessoas não apreciam a ambigüidade em filmes. Enquanto o último filme de David Lynch, Cidade dos Sonhos, foi apreciado por determinadas pessoas por sua ambigüidade, para outras isso era insuportável. Necessitavam de explicações do diretor sobre "o que ele queria dizer com aquilo."

Me parece que o domínio de padrões de produção e recepção que são normalmente usados pelos espectadores permite criar um filme que seja ambíguo para esse público. A apreciação dessa ambigüidade já depende de critérios de crítica por parte dos espectadores que a valorizem.

Mesmo nos RPGs isso é sentido. O RPG "Vampiro: a Máscara" tentou manter várias versões diferentes sobre a realidade fictícia de seu cenário, deixando que os jogadores e narradores decidissem a verdade de cada grupo. Mas, eventualmente teve de se render à necessidade da maioria dos jogadores de contar com uma versão oficial do "que estava realmente acontecendo". Essa resistência em construir sua própria versão em prol de uma "versão oficial" parece também estar presente para muitas pessoas do público do cinema. O que isso diz do nosso poder de crítica diante das notícias que recebemos dos noticiários?


FORMAÇÃO DE LEITURA


O que deve contar como um texto e uma leitura e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.