Hermenêutica, Estética da Recepção e a Interpretação de Filmes

Publicado em 11/07/2005

Esta noção de concretização refere-se à atividade do leitor, responsável pelo preenchimento dos espaços de indeterminação contidos na obra. O texto já preveria um leitor implicitamente, que seria mais adequado para definir as estruturas de pré-compreensão de um texto. Iser vai acentuar um dos pontos teóricos básicos da estética da recepção, salientando que a obra literária é comunicativa desde a sua estrutura, pois, necessita do leitor para a constituição de seu sentido. O autor trabalha com a noção de "estrutura de apelo do texto" (Appelstruktur der texte), que predeterminam as reações do leitor. Por causa dessas estruturas o leitor converte-se num ponto chave da obra que só pode ser compreendida enquanto uma modalidade de comunicação. (ZILBERMAN, 1989:64).

Iser, definindo melhor seu território, vai retomar a estética estrutural de Jan Mukarovsky. Este, concebe o destinatário como uma consciência ativa, com papéis definidos ao promover a transição da obra da condição de coisa inerte à de objeto significativo. O interessante é que Mukarovsky postula a natureza sígnica da obra de arte, a qual, na sua condição de signo, ela é comunicativa e, desde já, prevê um recebedor. Entretanto, distingue-se dos signos utilizados na linguagem verbal por tratar-se de um signo autônomo (a significação provém da articulação de suas partes). Essa condição de ser simultaneamente signo autônomo e comunicativo converte-o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.