Vigilância Epidemiológica

Publicado em 20/05/2006

Os serviços de saúde devem estar preparados para identificar a ocorrência de sintomas e sinais em grupos populares que possam ser identificados por apresentarem uma doença ou agravo de causa desconhecida; ou a causa é conhecida, mas o comportamento não é usual. Por exemplo, acometimento de grupos de pessoas vacinadas, ou de determinados grupos etários normalmente isentos daquela doença.

Pode-se citar a ocorrência em maio de 1984, em Londrina-PR, e em fins deste mesmo ano, em Promissão-SP, de doença septicêmica e hemorrágica, denominada febre purpurica brasileira, que atingiu basicamente menores de cinco anos, com letalidade em torno de 50%, cuja etiologia ainda não foi esclarecida.

Em Londrina-PR, chamou a atenção dos investigadores a presença concomitante de um surto de conjuntivite purulenta. Um inquérito epidemiológico revelou que a incidência de conjuntivite nas residências onde ocorriam os casos de doenças septicêmica era 3,2 vezes maior de que nas residências vizinhas.

Em Promissão-SP, em fins de 1984, onde também foi detectada uma epidemia de conjuntivite, ao mesmo tempo em que ocorriam os casos de uma enfermidade hemorrágica e septicêmica, técnicos da Secretaria de Saúde, com o auxilio de consultores do CDC dos EUA, promoveram inquéritos para coleta de material da conjuntivite para pesquisa do agente que mais tarde viria a ser identificado como Haemophilus aegiptius.

Embora tenha sido encontrado o agente causal da conjuntivite, com os dados disponíveis não foi possível identifica-lo como causador da doença septicêmica e hemorrágica, prosseguindo os estudos neste sentido.

O comportamento do sarampo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.