Segmentação de Marketing

Publicado em 06/11/2003

8. Estrutura de poder: devemos atender a empresas em que predomina a engenharia, à área financeira e assim por diante?

9. Natureza dos relacionamentos existentes: devemos atender as empresas com as quais temos um relacionamento forte ou ir atrás das que mais nos interessam?

10. Políticas gerais de compras: devemos atender às empresas que preferem o leasing? Contratos de serviços? Compras de sistemas? Propostas lacradas?

11. Critérios de compras: devemos atender as empresas que buscam qualidade? Serviço? Preço?

Fatores situacionais

12. Urgência: devemos atender as empresas que necessitam de entregas ou serviços rápidos e repentinos?

13. Aplicação específica: devemos focalizar determinadas aplicações de nosso produto em vez de todas as aplicações?

14. Tamanho do pedido: devemos focalizar pedidos grandes ou pequenos?

Características pessoais

15. Similaridade comprador/vendedor: devemos atender a empresas em que os funcionários e os valores sejam similares aos nossos?

16. Atitudes em relação ao risco: devemos atender aos clientes que assumem riscos ou aos que evitam?

17. Fidelidade: devemos atender a empresas que demonstram alto grau de fidelidade a seus fornecedores?

Fonte: adaptado de Thomas V. Bonoma e Benson P Shapiro.


Os compradores empresariais procuram diferentes grupos de benefícios baseados no estágio do seu processo de decisão de compra:

1. Clientes em…

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