Pesquisa Mercadológica

Publicado em 23/03/2006

Pesquisa Mercadológica

"Pesquisa de Mercado é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao marketing através da informação - Informação para identificar e definir as oportunidades e problemas de marketing; gerar, refinar e avaliar a ação de marketing; monitorar o desempenho de marketing; e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo. Pesquisa de Marketing especifica a informação necessária destinada a esses fins; projeta o método para coletar informações; gerencia e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados e comunica os achados e suas implicações".

Processo de Pesquisa:

  • Identificando e formulando a oportunidade e/ou problema mercadológico que deve ser estudado e o público-alvo ou objeto de estudo
  • Definindo os objetivos primários e secundários sobre o que se pretende investigar.
  • Escolher o método de pesquisa (Qualitativa ou Quantitativa)
  • Definido o método amostral (probabilístico ou não probabilístico)
  • Definindo a fórmula de coleta de dados
  • Preparando o questionário, roteiro ou script.
  • Organizando, tabulando e analisando os dados
  • Preparando o relatório e apresentando os resultados.


Tipo de Estudos:

Os especialistas de Marketing usam diferentes nomes paras as metodologias empregadas, porem apenas se distinguem de acordo com as fontes de dados utilizadas, a amplitude do estudo e o tipo de análise.

Existem vários tipos de classificação de pesquisas:

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.