Pesquisa de Marketing

Publicado em 22/04/2003

3.3 Pesquisas ocasionais e pesquisas evolutivas

O projeto de pesquisa ocasional é o mais usado dos projetos de pesquisa descritiva. É caracterizado pelo uso de uma amostra de elementos da população de interesse, em que os elementos são medidos uma única vez no tempo e visa atender a um objetivo específico.

O projeto de pesquisa evolutiva baseia-se na coleta e análise periódica das mesmas variáveis de forma a permitir seus acompanhamentos evolutivos no tempo. A população pesquisada deverá ser sempre a mesma, mas a amostra pesquisada a cada medição poderá ou não ser a mesma.

Se a amostra pesquisada for sempre a mesma, a pesquisa evolutiva denomina-se pesquisa painel, que são muito utilizadas em marketing. Muitas das informações necessárias para marketing precisam ser obtidas de forma periódica.

Painel omnibus: uma variação de pesquisa painel que tem sido utilizada por agências de pesquisa, principalmente no sentido de baratear o processo de coleta dos dados, que consiste numa amostra permanente de uma população que é freqüentemente pesquisada.

 

Vantagens da pesquisa painel:

  • análise longitudinais por longos períodos de tempo, permitindo verificar tendências;
  • reduz os custos de construções contínuas de amostras; se for omnibus, o custo será diluído mais ainda;
  • ao repetirem sempre as mesmas tarefas, os entrevistadores ficam habilmente treinados na coleta de dados. Ganham-se rapidez e precisão;
  • há grande interação entre entrevistado e entrevistador, o que cria um ambiente…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.