Organização do Marketing

Publicado em 22/04/2003

Organização de Marketing


As empresas precisam reorganizar seu negócio e marketing para acompanhar a globalização. Com o passar dos anos, o marketing evoluiu de um simples departamento de vendas para um complexo de atividades.

Dentro da empresa, deve-se planejar um departamento de marketing, e este, deve realizar análise, planejamento, implementação e controle.

Nas pequenas empresas, o marketing pode ser feito por uma única pessoa – pesquisa, venda, propaganda, serviço ao consumidor e outras atividades.

Já nas grandes empresas, surge um departamento de marketing para planejar e executar as atividades, repleto de especialistas.

A evolução dos departamentos de marketing, atravessam seis estágios, sendo eles:

1º Estágio = Simples Departamento de Vendas

A pequenas empresas possuem um diretor ou gerente que administra as vendas. Se a empresa necessitar de pesquisa ou propaganda, o diretor contrata alguém de fora.

2º Estágio = Departamento de Vendas com Funções Auxiliares de Marketing

Quando a empresa de expande, ela acrescenta ou fortalece certas funções do marketing. Exemplo: Se uma empresa do sul quer abrir uma filial no norte, o diretor de vendas contratará especialistas como gerente de pesquisa e propaganda, para cuidar da divulgação e exploração de necessidades naquela região. O diretor de vendas pode contratar um gerente de marketing para administrar todas essas funções.

3º Estágio = Departamento de Marketing Separados

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.