O Marketing de Relacionamento como Instrumento de Fidelização de Clientes nas Empresas Imobiliárias

Publicado em 06/04/2005

1.2 Clientes

Quando se fala em marketing de relacionamento e fidelização, sempre se esbarra na palavra chave: Cliente.

"O cliente é a pessoa que compra produtos das empresas para consumo próprio ou distribuição dos mesmos; é, sem dúvida, a pessoa mais importante em qualquer tipo de negócio; não depende só de nós, nós é que dependemos dele; não interrompe o nosso trabalho, ele é a razão do nosso trabalho; não significa apenas dinheiro no caixa; ele é, antes de tudo, um ser humano e precisa ser tratado com respeito e consideração; sem clientes, você fecharia as portas da sua empresa" (MARQUES apud BOGMANN, 2000, p.36).

Para FERNANDES (1995, p. 36), "cliente é toda pessoa que pode, agora ou futuramente, adquirir produtos ou serviços de uma empresa". Segundo o mesmo autor, a pessoa que entra na empresa para pedir uma simples informação é um cliente (potencial), pois ainda não comprou, mas poderá comprar no futuro.

O mais importante é identificar o cliente como uma pessoa única, especial, com sentimentos, desejos, frustrações, dúvidas ... e, por conta disso, todo o quadro de funcionários da empresa (desde o alto escalão até os empregados do mais baixo escalão) precisa dedicar todas suas atenções para tratá-los com todo respeito e consideração.

1.2.1 Tipos de clientes

De acordo com BOGMANN (2000, p.36) existem quatro tipos de clientes:

1. Cliente pessoal

É aquele que influencia a vida e o desempenho no trabalho das pessoas. O cliente pessoal é formado pelas…

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