O Consumidor – Um Estudo de Caso ou um Caso para Estudo

Publicado em 31/03/2006

A empresa agirá de forma correta quando souber separar "o joio do trigo" , em sua carteira de clientes. Pois existe aquele indivíduo ou grupos de indivíduos, que mesmo dentro do nicho de mercado, estratificação e plano de marketing da empresa, não gera lucro, e nem irá se tornar cativo no futuro. Ao homem de marketing, compete detectar, quais de seus clientes, trará o chamado retorno sobre o investimento, e nele, focalizar todos os seus melhores esforços.

A empresa atuante no marketing deverá, necessariamente, nestes tempos de elevadíssima concorrência, visar ao consumidor, ao seu comportamento e à psicologia que este detém, no sentido de se otimizar seus processos de marketing e naturalmente obter-se lucro. A instrumentalização desta abordagem é feita com base em pesquisa de marketing, além de pesquisas de mercado, onde se buscará determinar os pontos de acerto e de atuação decisivos das ações da empresa para com o seu consumidor ou potencial consumidor.

Assim, o consumidor é estudado em marketing a fim de se verificar seu posicionamento frente à empresa e sua imagem, aceitação ou rejeição do produto, etc. Seu comportamento e motivação são estudados em termos de reações frente aos produtos, preços, serviços e promoções.

Isto facilita a segmentação de mercado e permite um planejamento adequado. Um segmento de mercado constitui-se numa faixa de consumidores com características semelhantes, necessidades e desejos comuns, motivados de forma similar a adquirir determinados produtos ou serviços.

Segundo Gade (1980), cabe a quem trabalha em marketing, seja administrador, publicitário,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.