Marketing Político

Publicado em 16/06/2005

MARKETING POLÍTICO


1 INTRODUÇÃO

O crescente progresso tecnológico, aliado aos efeitos da economia globalizada, tem provocado uma verdadeira revolução no mundo empresarial. O consumidor, cada vez mais consciente de seus direitos, impõe as regras do mercado, sobrevivendo apenas as organizações que buscam a eficácia no atendimento aos anseios do cliente. Nesse contexto, o Marketing exerce papel fundamental, na medida que promove as estratégias e ações necessárias ao desenvolvimento, lançamento e sustentação de um produto/serviço/idéia.

Transpondo o mesmo raciocínio para o campo institucional, tanto na esfera pública, quanto na esfera privada, as organizações contam com a efetiva necessidade do Marketing Político, que é, normalmente, confundido com uma de suas modalidades - o Marketing Eleitoral.

Neste trabalho conheceremos os principais conceitos e fundamentos do Marketing Político, os seus componentes, bem como faremos a distinção entre ele e o Marketing Comercial, ou seja, o marketing aplicado às empresas, definindo cada uma de suas modalidades.


2 MARKETING X MARKETING POLÍTICO

O Dicionário Aurélio define o marketing como o "conjunto de estudos e medidas que provêem estrategicamente o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor, garantindo o bom êxito comercial da iniciativa". Na mesma linha, a Associação Americana de Marketing explica o termo como a "execução das atividades que conduzem o fluxo de mercadorias e serviços do produtor aos consumidores finais".

No…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.