Marketing Cultural

Publicado em 22/04/2003

Na área do cinema, a produção nacional havia parado, de 1990 a 1992. Com a aprovação da Lei de Incentivo ao Audiovisual, em 1993, e a instituição do Prêmio Resgate, em 1994, a produção do setor começou a reagir. Em 1993, foram realizados dois filmes; em 1994, dez. Graças à política de consolidação e ampliação dos mecanismos de incentivo, a produção cinematográfica entrou em um crescendo. Em 1995, 14 filmes foram concluídos; em 1996, mais 14; em 1997, 27. Em 1998, até julho, mais trinta filmes nacionais foram concluídos.

O número de espectadores de filmes brasileiros, que não passava de 350 mil em 1994, superou os dois milhões, em 1997. E em 1998, até maio, mais de 2,6 milhões de pessoas assistiram as produções nacionais, marca essa liderada por 0 noviço rebelde (1,5 milhão) e Central do Brasil, que levou em seis meses mais de um milhão de espectadores aos cinemas. Mesmo assim, ainda existem dificuldades nas áreas de distribuição e comercialização. A participação do filme brasileiro no nosso mercado audiovisual é hoje de apenas 5%, depois de ter chegado a 35% nos anos 70 e 80.

O audiovisual está entre os 12 setores considerados estratégicos pelo governo federal, que foram incluídos no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade. A meta proposta é a de aumentar, até o ano 2.000, para 20% a participação do cinema brasileiro na bilheteria. Como o país gasta hoje 680 milhões de dólares na importação de filmes, este aumento representaria uma economia da ordem de 160 milhões de dólares.

O PBQP também se…

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