Fontes do Direito Internacional Público

Publicado em 30/04/2006

FONTES DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

Junho/2003


Trata-se do processo pelo qual um simples enunciado torna-se uma norma de caráter internacional, criando direitos e obrigações para seus destinatários. Com efeito, o DIP(Direito Internacional Público) está erigido sobre uma diversidade de fontes. A doutrina as divide entre fontes formais e materiais. Para as primeiras, é o atendimento a um conjunto de procedimentos que determina a validade de uma regra. Sob o prisma das segundas, são os elementos fáticos, atinentes as ordens sociais, econômicas e políticas, que num momento histórico conduzem á edição de uma determinada regra.

O Estatuto da Corte Internacional de Justiça, CIJ, fornece uma definição, no seu artigo 38, das fontes do direito internacional. Assim, a Corte reconhece um elenco de fontes formais, que devem ser aplicadas de maneira universal, pois vinculam os Estados-membros da Organização das Nações Unidas. Contudo, a definição da Corte não reconhece duas outras importantes nascentes do DIP: os atos unilaterais dos Estados e as Resoluções que se originam nas organizações internacionais.

Tratados são acordos concluídos entre dois ou mais sujeitos de direito internacional, eles destinam-se a produzir efeitos jurídicos e são regidos pelo direito internacional.

Principais convenções de codificação

Nome

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.