Fidelização de Torcedores: Um Estudo de Caso Sobre o Sport Clube Internacional

Publicado em 21/08/2014

 
Marketing esportivo são todas as atividades designadas a atender às necessidades e aos desejos dos consumidores de esporte por meio de um processo de intercâmbio. Segundo Pozzi (1998), o marketing nessa área desenvolveu duas vertentes: o marketing de produtos esportivos e serviços direcionados ao consumidor de esporte e o marketing de outros produtos de consumo, industrial e de serviços, pelo uso de promoções esportivas. 
 
É uma forma de impactar o consumidor através do entretenimento, por meio da paixão, conquistas, superação e outros elementos emocionais que estão envolvidos no esporte. O desporto é um dos fenômenos de integração mais eficientes do mundo, pois consegue ultrapassar as barreiras de línguas, credos, distâncias e etnias. Empresas e marcas costumam privilegiar esta área, aproveitando-se da boa imagem esportiva junto à opinião pública. 
 
O esporte é um produto que vende e ajuda a vender. Esta duplicidade de atributos o distingue de todos os demais produtos e lhe confere um inestimável valor de agregação de uma série de outros atributos às marcas que dele se utilizam para se promoverem. (MELO NETO, 2000, p. 92) 
 
 
 
 
 
1.4.1 Ferramentas de marketing esportivo 
 
A adequação do mix de marketing e do composto promocional das entidades esportivas e atletas, junto aos ideais da empresa investidora, é o que determina o sucesso das ações. Adaptado ao mundo esportivo, produto, preço, promoção e praça dão lugar a clubes, atletas, patrocínio, venda de imagens, eventos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.