Fidelização de Torcedores: Um Estudo de Caso Sobre o Sport Clube Internacional

Publicado em 21/08/2014

 
A partir dos anos 50, as empresas começaram a se preocupar com o comportamento de seus clientes. 
 
Além do permanente interesse por valor agregado, que enfatiza alta qualidade ao menor preço possível, muitas empresas se preocupam com o marketing de relacionamento – o desenvolvimento de ligações bastante cordiais com o consumidor visando à construção de lealdade à marca ou à loja. (SCHIFFMAN; KANUK, 2000, p. 3) 
 
A partir daí, as empresas começaram a investir em pesquisas e estudos sobre o comportamento do consumidor, que se resumem ao comportamento que os consumidores demonstram na busca, compra, uso, avaliação e descarte de produtos, serviços e ideias que eles esperam que satisfaçam suas necessidades, buscando entender por que, quando, onde, como e com que frequência os consumidores compram. A pesquisa contempla cada fase do processo de consumo: antes, durante e depois da compra. 
 
O comportamento dos consumidores afeta direta e indiretamente a demanda por matérias-primas básicas, por transporte, pela produção industrial, por serviços bancários, entre outras. Portanto, o processo de compra dos clientes é um fator integral no fluxo e refluxo dos negócios em uma sociedade orientada pelo consumo, como a nossa. Por esse motivo, o estudo sobre o consumidor é de extrema importância nas decisões e no planejamento das ações de marketing. 
 
De acordo com Las Casas (2004), os consumidores podem assumir até quatro papéis: iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuário. O iniciador é aquele que começa o processo de compra, o influenciador é quem ajuda e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.