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A estratégia do Oceano Azul na empresa Nacional

Trabalho enviado por: Amilton Brasil Junior

Data: 21/08/2014

1. INTRODUÇÃO

Encontrar uma estratégia competitiva eficaz no mercado é um grande desafio sobre muitos aspectos. Não apenas porque a competição entre empresas é cada vez, mas acirrada, mas também porque fatores como globalização, competição de produtos importados como os Chineses, aumento constante de produtos genéricos, comodites, avanço da tecnologia, entre outros aspectos, apontam para um cenário cada vez mais disputado. E o chamado “Oceano Vermelho”, onde modelos de competição muito parecidos acabam por diminuir as margens de lucratividade da maioria das corporações. Na pratica, existem algumas questões crucias que incomodam as empresas: Como é possível ser mais produtivos em termos de vendas? Que novas oportunidades não estão sendo exploradas? Será que nossos principais concorrentes estão preparando algumas “surpresas”, para dominar o mercado que já e nosso? Porque alguns dos nossos produtos têm dificuldades de penetração? Como podemos convencer os clientes de que nossos produtos são mais vantajosos do que os de nossos concorrentes?

A estratégia do oceano azul ajuda a responder estas questões de forma inovadora, possibilitando um posicionamento vantajoso frente à concorrência. Em geral, as empresas que fizeram movimentos estratégicos vencedores não recorreram a concorrência como paradigma. Alinharam inovação com utilidades, preços e ganhos de custos, em vez de se esforçar para vencer o concorrente. Ao contrario das empresas do “Oceano Vermelho”, que apenas trabalham com mercados conhecidos e commodities. Como adotam alinha as mesmas estratégias, todas as empresas estão se afogando na competição sem fim, tentando vencer a concorrência qualquer custo. Gol – A mais veloz da historia quando Constantino Junior, presidente do Gol, fundou sua empresa em Janeiro de 2001, estava entrando num dos mercados mais complexos e competitivos que existem. Mercado famoso por provocar grandes prejuízos e falência de empresas tradicionais.

No entanto, ele e seu grupo de dirigentes vinha com outro paradigma. Oriundos do setor de transportes terrestre, eles perceberam que era inútil entrar na brigas existentes entre as principais companhias aéreas, e trataram de explorar os segmentos de mercado que estavam sendo negligenciadas pelas grandes Varig, Vasp e TAM. “Começaram a seduzir clientes com as estratégias preço baixos e nenhum luxo”, Para isto viabilizaram táticas inovadoras para o segmento. Custos operacionais 60% abaixo da concorrência, comercialização de passagens pela internet, e promoções de viagens noturnas, entre outras ações. Resultados conseguiram conquistar não apenas clientes das grandes companhias que optaram por passagens mais econômicas, mas também muitos passageiros das companhias de transporte terrestre.

Neste período a companhia cresceu 17 vezes em cinco anos, saindo de um faturamento inicial de 230 milhões de reais (5% do mercado), para 3,8 bilhões de reais (37% do mercado).

 

2. MARKETING DE...

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