Uma Introdução à Teoria Novo-Keynesiana

Publicado em 13/05/2015

2 – Modelos de Concorrência Imperfeita no Mercado de Trabalho
São nestes modelos, para as teorias neoclássicas, que o desemprego assume maior importância. No curto prazo, admite-se a possibilidade de desemprego involuntário. A concorrência imperfeita no mercado de trabalho é que poderia explicar os aumentos das taxas de desemprego entre os anos 1960 e 1980, por exemplo, e a grande proporção de desemprego de longa duração.
Uma fonte de rigidez ou inércia nominal no mercado de trabalho considerada pela teoria Novo-Keynesiana são os contratos de trabalho que fixam salários. No entanto, esta teoria considera que a maioria das fontes de rigidez no mercado de trabalho são constituídas por fatores de inércia real, tais como os contratos implícitos, a barganha ou o poder sindical, a existência de insiders e outsiders no mercado de trabalho, a possibilidade de fixação de salários de eficiência, a capacidade ou efetividade dos desempregados como demandantes de trabalho e a existência de cunha salarial entre o poder aquisitivo e o custo salarial. Estas resistências a quedas de salários reais têm origem tanto entre os trabalhadores quanto entre as empresas. Estes modelos são desenvolvidos teoricamente e testados empiricamente pela visão Novo-Keynesiana, podendo ser combinados para se alcançar melhores resultados, de forma a explicar a rigidez que impediria o mercado de trabalho de se equilibrar no ponto socialmente ótimo. Esta, portanto, seria a fonte das oscilações do produto e é entendida como a causa básica do desemprego.

a) Contratos Salariais
O uso característico, no mercado de trabalho, de contratos de médio ou longo prazo determina uma inércia nominal na fixação dos salários, sendo seu movimento em direção ao equilíbrio não instantâneo ou rápido. Dessa forma, os contratos de trabalho geram um mecanismo de transmissão de choques de demanda para o emprego e a produção, mesmo com agentes econômicos com…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.