Teoria Quantitativa da Moeda

Publicado em 22/04/2003

Teoria Quantitativa da Moeda

São Paulo – 1999


1. Conceito


Na teoria clássica, a quantidade de moeda, determina o nível de demanda agregada, que por sua vez, determina o nível de preços


2. Desenvolvimento da teoria quantitativa


A teoria quantitativa da moeda publicada em versão muito sofisticada em 1750 pelo filósofo escocês David Hume recebeu novas apresentações em 1917 por ª C. Pigou em Cambrigde, Inglaterra e pelo economista americano Irving Fischer em 1911.

A teoria quantitativa caiu em descrédito durante a Grande depressão pois não parecia capaz de explicar a situação que se passava pois dependia de uma velocidade constante e a velocidade estava caindo rapidamente.

Conforme Mayer, Keynes em seu livro Teoria Geral do Emprego, Juro e da Moeda, de 1936 ofereceu uma alternativa à teoria quantitativa.

2.1. As equações da teoria quantitativa

A abordagem monetarista é baseada na teoria quantitativa da moeda, teoria que afirma que a quantidade de moeda nominal determina o nível de renda nominal.

2.1.1. Equação de trocas

O ponto de partida da teoria quantitativa da moeda é a equação de trocas. Uma identidade que relaciona o volume de transações,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.