Segunda Revolução Industrial

Publicado em 22/04/2003

A industrialização francesa tem uma série de características surpreendentes que tornam a sua análise especialmente difícil. O caso francês exige uma observação e uma apreciação cuidadosas e há razões suficientes para abandonar quaisquer estereótipos inadequados.

A França chegou ao século XIX com um atraso em relação à Grã-Bretanha, atraso de que os contemporâneos tinham plena consciência. Não obstante o fato de a França ter sido o primeiro país industrial do continente durante a maior parte dos primeiros três quartos do século XIX, a verdade é que este atraso manteve-se. Além disso, de um modo geral, os setores de vanguarda da economia francessa, que, neste período registravam um rápido crescimento, tinham adotado técnicas utilizadas pela primeira vez na Grã-Bretanha nos finas do século XVIII: Têxteis feitos à máquina, o uso do carvão na industria do ferro, a energia do vapor. Registra-se um evidente atraso nas estatísticas da produção nestes setores da economia. No período após 1815, depois de terem atravessado um quarto de século de revoltas sociais e guerras, os empresários franceses encontravam-se em uma posição claramente desfavorável em relação aos seus rivais britânicos. Na manufatura de têxteis e de algodão barato e no ferro, os britânicos possuíam uma vantagem imbatível nos custos e tinham assim, uma posição dominante nos mercados em todo o mundo. A revolução de 1789 e as suas seqüelas tinham canalizado recursos para escoamentos não produtivos, provocando a desindustrialização de algumas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.