Plano Real

Publicado em 22/04/2003

3.11 Déficits comerciais agravam quadro Durante os quase 10 anos que antecederam a era FHC, o Brasil vinha apresentando superávits comerciais anuais na faixa de 10 bilhões a 15 bilhões de dólares, o que permitiu certo desafogo no balanço de pagamentos. A partir de 1995, os superávits na conta de mercadorias deixaram de ser importantes. Entendia o governo que era melhor para o país absorver significativa parcela de recursos disponíveis no mercado internacional de capitais, fáceis e a custos relativamente atraentes, do que os costumeiros superávits. O presidente do Banco Central, na época, chegou a desdenhar da preocupação com excedentes comerciais e na conta de serviços, assinalando que os saldos negativos seriam compensados na conta de capital. Isso aconteceu, de fato. As reservas cambiais se avolumaram, mas a dívida externa aumentou e, com isso, elevaram-se os encargos externos do país.


4 CONSIDERAÇÕES…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.