O Papel do Sindicato das Empregadas Domésticas para o Fortalecimento da Categoria

Publicado em 27/04/2005

Sob os aspectos das leis trabalhistas, o fim do século XIX marca o início do governo provisório de 1889, onde começo-se a discutir, embora de forma imatura as idéias de centralização versus federação, esta discussão porém foi abreviada com a carta magna de 1891 onde foi totalmente rechaçado as idéias liberalistas e a concepção de federação. Segundo Viana (1978). Esta época no entanto marcou o início do discurso sobre a criação de uma legislação social.

Os jornais, as revistas, os livros e folhetos, muitos dos quais vindos de Portugal, foram decisivos para a formação de uma consciência social em largos setores do operariado e trabalhadores urbanos do Rio de Janeiro e São Paulo, mas também de outras cidades como Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus.

A consciência da injustiça social, da natureza da exploração e da dominação, deu sustentação ao associativismo sindical e às lutas anti-capitalistas, que se traduziam na multiplicação do número de greves e manifestações de trabalhadores urbanos. A imprensa operária noticiando essas lutas, divulgando os resultados, popularizando as estratégias, informando sobre o movimento operário em outros países, permitiu aos trabalhadores brasileiros criarem uma visão coletiva da luta que os opunha ao Capital, compreendendo assim que cada indivíduo e cada grupo não estavam isolados e que os avanços sociais eram possíveis (ERICKSON, 1979, p.31).

Como pode se observar em Erickson (1979) o sindicalismo que se começava a definir no Brasil, ainda não poderia…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.