Moeda

Publicado em 22/04/2003

Já era assim na época das moedas metálicas. No século XVI, não eram o ouro e a prata franqueados que circulavam, e sim peças que o príncipe tinha o monopólio de cunhar e ;is quais atribuía um valor legal em unidade de conta. O ouro e a prata não eram, portanto, moeda-mercadoria; por decisão do príncipe í que se transformavam em moeda metálica. Mas os agentes privados contestavam sem cessar esse valor legal e utilizavam as moedas atribuindo-lhes "valores voluntários", quase sempre mais elevados. Essa depreciação da unidade de conta - que correspondia na prática a um peso de metal precioso inferior à definição oficial - era uma forma de inflação e demonstrava que os príncipes não geriam a moeda como bem entendiam.
O poder monetário do Estado submete-se, portanto, a duas graves limitações: as decisões dos agentes privados intervêm no processo de criação da moeda, seja quanto à oferta (impossibilidade de controlar rigorosamente a cunhagem em regime de moeda metálica, autonomia relativa dos bancos em regime de moeda fiduciária), seja quanto à demanda (o volume da emissão monetária…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.